Senin, 05 Agustus 2019


RELATORIO
FORMACAO EM CONTEXTO DE TRABALHO
(F.C.T) PERIODO XIV-ANO LECTIVO2018















PELO
GRUPO IV
PROGRAMA CURCU PRODUCAO AGRARIA
ESCOLA TECNICA AGRICOLA DEMOLEANA
DIRECAO DE FORMACAO E TECNICA AGRARICOLA
MINISTERIO AGRICOLA E PESCA
ANO LECTIVO 2018





FOLHA DE APROVAÇÃO
RELATORIO

REALIZAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO
EM CONTEXTO DO TRABALHO (F.C.T).
PERIODO XIV  ANO LECTIVO 2018

Preparado e Elaborado Pelo Estudantes F.C.T. Grupo IV Com Uma Criteria
Para Partisipar no Exame Nacional
Já Fizeram Exame Desta Relatorio no Dia
……../……../2018 e aprovado pelo




                    Foi Corrigido e Aprova Pela
                             Orientador I                                               Orientador II

                         (Mariano Noronha)                                  (Raimeiro Goncalves L.Agrn)
Dia, …./…../…2018                                         Dia, …./…../…2018





Visto Pelo

               Director  da ETA-Moleana                           Chefe da comissão organizadora (F.C.T)

(Eng. Bonifacio de Oliveira Fraga)                             (Filomino Abel L.Agrn)
Dia, …./…../…2018                                                   Dia, …./…../…2018
























PREFÁCIO

Inicia-se antes de partisipante realiza atividade formação em contexto de trabalho (F.C.T) partisipante não esqueços para agradecer os Deus que acompanha com grasa e bencões para realizar atividade prática no terreno durante 3 messes com sucesso e saudavel.
Este programa com atividade extra curiculer que realiza pelo estudante 30 ano, durante implementação atividade e escrita este relatorio existe algumas apoio varios partidos tanto direita ou indireita, por isso não se equeço aprofundamento agredecemos ao:
  1. Mariano Noronha,  como orientador primeiro para orientar no campo de serviço e suporta sobre livro ou referensia no campo de Terreno.
  2. Raimero Gonçalves L.Agrn como orientador Segundo para ajudar orienta no campo e suportar
  3. Filomino Abel L.agrn. com Chefe comição Organizadora e tambem membros organizadora para atividade F.C.T. que realiza durante ao longo do tempo com tinha esforço no atividade no campo pratica.
  4. Eng. Bonifacio de O. Fraga com o director da escola tecnica Agricola de Moleana que dar tinha Informação ou motivação para o programa de terreno.
  5. Sr/a Conselho Professor/a ETA-M que dar a experiensia/capacidade durante que nós aprendizajem na sala de aula durante 2 anos estudados
  6. Chefe aldeia Moleana, Chefe suco Ritabou e tambem comunidade nos apoio trabalho em juntos para realiza atividade pratica no campo de terreno.
  7. E tambem os colegas que dar a informação e motivação ajuda durante nós realiza na atividade pratica no campo de Terreno.
  8. Para que nos esquecemos de agradeçer e não podemos sitar tudo que deram os seus apoios sobre esta actividade da pratica no terreno tambem não esquecemos de agradeçer profundamento obrigado.
Acreditamos que este relatorio não esta bem formados que bom e melhor, por isso necessitamos que nos ajudamos para que possa obter a sua melhoria com as criticas e sugestões necessarias.
Corluli, Marco 2018
Ecritorio

LISTA PARTISIPANTES FCT GRUPO IV
Nome dos partisipantes da pratica F.C.T. Grupo IV. Localidade na Aldeia Corluli Suco Ritabou  Posto Administrativo Maliana, Municipiu Bobonaro Ano lectivo 2018 as seguintes:
1.      Eduardo Amaral                                       : Chefe
2.      Januaria S. do Santos                                : Viçe
3.      Adriano Franquelin                                   : Membros
4.      Americo Dasilelo                                     : Membros
5.      Carlito Ramos                                       : Menbros
6.      Elias Gago                                               : Membros
7.      Elias P. Moniz                                           : Membros
8.      Elsa Pereira                                              : Membros
9.      Fernão do Santos                                     : Membros
10.  Floriana Borges                                        : Membros
11.  Jeferino Cardoso                                      : Membros
12.  João G. Bere                                             : Membros
13.  Jonas A. Ximenes                                     : Membros
14.  Luis da Cruz                                            : Membros
15.  Veronica de Jesus                                    : Membros













INDICE
Cover                                                                                                                                      Pagina
FOLHA DE APROVAÇÃO......................................................................................................... i
PREFÁCIO.................................................................................................................................... ii
RESISTO NOME DOS PARTISIPANTES................................................................................. iii
INDIÇE......................................................................................................................................... iv
CAPITULO: I- INTRODUÇÃO
1.1.Antecedente............................................................................................................................. 1
1.2.Objetivos.................................................................................................................................. 2
1.3.Beneficio.................................................................................................................................. 2
CAPITULO II- TEORIA BASICO
2.1.Cultivação de canco................................................................................................................. 3
2.2. Cultivação de Feijão Secote.................................................................................................... 5
2.3. Cultivação Barria..................................................................................................................... 7
2.4. Cultivação Feijão Mungo........................................................................................................ 9
2.5. Actividade Adicional............................................................................................................. 10
2.6.Produtos Virgen Coconut Oil................................................................................................. 11
2.7. Soldagem................................................................................................................................ 12
CAPITULO III- METODOLOGIA
3.1. Plano actividade..................................................................................................................... 13
3.2.Breafing................................................................................................................................... 13
3.3.Material e Equipamentos......................................................................................................... 14
3.3.1.      Material....................................................................................................................... 14
3.3.2.      Equipamentos.............................................................................................................. 14
3.4.Localização.............................................................................................................................. 14
3.5.Tempo e colocação.................................................................................................................. 14
3.6.Realização programa............................................................................................................... 15
3.6.1.      Cultivação de canco ................................................................................................... 15
3.6.2.      Cultivação de Feijão Secote........................................................................................ 16
3.6.3.       Cultivação Barria........................................................................................................ 17
3.6.4.       Cultivação Feijão Mungo........................................................................................... 19
3.6.5.      Actividade Adicional.................................................................................................. 21
3.6.6.      Produtos Virgen Coconut Oil..................................................................................... 21
3.6.7.       Soldagem.................................................................................................................... 24

CAPITULO: IV- PROBLEMA E SOLUÇÃO
4.1. Problema................................................................................................................................. 25
4.2. Solução................................................................................................................................... 25
CAPITULO V- ENCERAMENTU
5.1. Conclução............................................................................................................................... 26
5.2. Sujestão.................................................................................................................................. 26
Bibliografia.................................................................................................................................... 28
Anexo Imagen............................................................................................................................... 29
Martix............................................................................................................................................ 33




















                                                         CAPITULO  I
INTRODUÇÃO

1.1. ANTECEDENTE
             Em comformidade com o Diploma Minestrial no 27/ME/2013 de 18 de Desembro e o Decreto-Lei No 8/2010 de 15 de Fevereiro, A Formação Em Contexto de Trabalho (F C T) é uma componente dos novos planos curiculares do Ensino Secundário Técnico Vocacional (ESTV) que consiste num conjunto do actividade profissionais desenvovidás sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou desenvovlvimento de compotenciás técnicás,relacionais e organizaçionais relevantes para o perfil de desempenho á saida do curso frequentado pelo aluno,realizadás em posto de trabalho em empresa em noutros organizações, sob a forma de estágio na fáse al de curso.
O Formação  Em Contexto Do  Trabalho (F.C.T), também  como o programa do produtivo que não há  sultou  pela  programa  normativo  e  adoptive,  com  tempo  que  menciona  não  há   aplicar a teória mas  só realizar pratica durante três (3) meses  no campo de  pratica. Realizar este  actividade fora da escola  que  dizer que os alunos  aproximamo-nos  com  as  sociedades  mais ou menos  três (3) meses  do esforço  agricultura,  onde  os  alunos  realizam   para  mais profundo  creatividade  atraves  do programa  que  executado  no  campo,  principalmente no  esforço  da  agricultura.
As  actividade  que  realizam  na  Programa (FCT) a dividir por dois (2) actividades fisico e não físico. As  materiais  que  inclui nas  actividades  fisico São: Programa  Agronomia, Trasformação, Mecanização e Pecuaria.
A  executada a  programa (F.C.T)  durante  trȇs  meses  no  campo São :
1.      Programa Agronomia :
a.       produção Horticultura :
Kangkung (Ipomea  Sp), Feijão-Chicote (Vigna Sinensis), Barria (Mormodica Charantia L.).
b.      Produção Alimentar/Cereais :
              Feijão Mungo (Vigna radiate L.).
2. Programa Transformação: Oleo  Virgen de Coco
3.      Programa Mecanização : Soldagem

1.2. META OBJECTIVO
São objetivos gerais da F.C.T. conceder ao alunos do Ensino Secundario Tecnico Vocasional a oportunidade de:
a)      Para aumentar a capacidade e experiencia da ciencia  agrícola durante (3) anos estudados.
b)      Para treinar e educar os alunos/as  para resolver as problemas dentro de area            agricultura em relação as materias de aprendizagem.
c)      para aumentar o capasidade do aluno/a sair o homen profisional na tecnica Agricola.
d)     Para os alunos/as possam ter a responsabilidade social e disiplina dos services mais elevadas.
e)   Para implementar da materia produção agricola  que já tinha estudado na sala de aula durante 2 anos.

1.3. OS BENEFICIOS
a)      Recebe  a  nova  informação   sobre a situação  real/claro no campo da  prática.
b)      Podem  aumentar ás esperençiás dás alunos relaçeõs com a comunidades de terreno.
c)      Pode  aumentar criatividade e esperiência do servico e como o seu proprio material da agricultor.
d)     Aplicar em Situações reais os conhecimentos teoricos adqueridos nas disciplinas do respetivo curso.
e)      Desemvolver habitos de trabalho, esperito emprendedor e sentidos de responsabilidade profisional.













CAPITULO II
TEORIA BASICO
2.1.Programa Horticultura
2.1.1.      Cultivação Canco (Ipomea Sp)
a.      Descrição Geral
As hortaliças kankung (Ipomea sp) origem da china é tradicionalmente cultivar em charcos de varios países em canais de drenagem de esgoto pela presença de material organico. Canco/kankung  (Ipomoea sp.) podem ser cultivadas em planícies e planaltos. Canco/kankung é uma folha hortaliças, pertencem à família Convolvulaceae. Canco/kankun deixa fontes verdes longos, esbranquiçadas de vitamina provitamina A. De acordo com o sete, canco pode ser dividido em dois tipos: 1) Canco terra, que vivem em um lugar seco ou moor, e 2) canco de água, animada lugar que lacrimejantes e molhado (Syarief husen, et al: 1993).
Incluindo tribal canco Convolvulaceae (kale família-kangkungan). Plantas posição couve na sistemática de plantas classificadas em:
Reino               : Plantae
Divisão            : Spermatophyta
Sub-divisão     : Angiospermae
Classe              : Dicotyledonae
Família            : Convolvulaceae
Género            : Ipomoea
Espécie            : Ipomoea reptans (Sugeng : 1981).

b.       Preparação do Solo
Para obter uma boa colheita, seleção de sementes deve ser feito tão bom de qualquer maneira. Há um número de variedades melhoradas de sementes de canco são bem conhecidos como seda e Bangkok. Semente de seda é a semente que é introduzido a partir de couve Departamento de Agricultura Havaí na década de 1980 (Anonimo, 2011).
c.        Preparação dos canteiros
Os canteiros são os locais onde se plantam as hortaliças com as semeação direita. Podemos também nos canteiros utilizar uma pequena parte como sementeiras para  a produção de mudas que depois serão cultivares (Pinto A. 2014).

d.       Preparação de Sementes
Quando as sementes são plantadas, elas precisam absorver agua do solo para germinar. Isto pode levar muito tempo. Se este periodo de tempo for diminuido,deixando se as sementes de molho na  agua antes de serem plantadas a germinação será mais rapida (Araujo et al., 1984).
e.        Distancia de Cultivo
A teoria de Eburk e Langeland (2008) disse a distancia de cultivo de canco com lanceolados, 5 a 15 cm de comprimento e 2 a 8 cm.

f.        Plantio
Antes do processo de plantio, faça uma cova de plantio com a antecedencia  usando broca tão profunda com 3 e 4 cm cada buraco tem 2 a 3 graos (Haryanto et al 2007).

g.       Manutenção
1.                  Regar
2.                  A rega efeito na parte da amanha e da tarde porque as plantas de couve precisa de uma grande quantidade de agua em seu crescimento.Mas se fosse a estação da chuvas planta rotina não  precissa regar com muita  frequênçia (Margiyanto, 2010).
3.                  Capina as ervas daninhas
Capina é feito se area de platnio,há uma série de ervas daninhas ou ervas daninhas.Capina é feita geralmente a cada semanas  (Araujo et al., 1984).
4.                  Adubação
Adubação é uma actividade que dar o adubos organicos/quimicos das plantas, ajudar  o seu crescimento/desenvolvimento rapidamente e aumentar a sua produtividade das plantas (Haryanto et al, 2007)
5.                  Prevenção paragas e doenças
A fim de pragas comabte doenças que atacam as culturas de mostarda, com bessouros de folha, lagartas e doença podridão da raiz pode ser feito mecanicamente.Tente evitar o uso de pesticidas. Se forçado a, tente usar duas semanas antes da colheita (Anwar et al., 2005).

h.       Colheita
A colheta baseia as caracteristicas das hostaliças das plantas e baseia (Anonimous 2013).



2.1.2.      CULTIVAÇÃO FEIJÃO LONGOS (Vigna sinensis L.)
a.      Descrição Geral
Feijão longos são culturas hortícolas que são consumidos pelo povo da Indonésia. Feijões longos são membros Fabaceae da família são incluídos no grupo de vegetais e contêm nutrientes suficientes. Feijão longas são uma boa fonte de proteína, a vitamina A, tiamina, riboflavina, ferro, fósforo, potássio, vitamina C, ácido fólico, magnésio, e manganésio (Haryanto et al., 2007).

De acordo com Haryanto et al (2007), feijão longos são classificadas como segue:
Reino               : Plantae
Divisão            : Spermatophyta
Classe              : Angiospermae
Classe Sub       : Dicotylédone
Ordem             : Rosales
Família            : Fabaceae
Género                        : Vigna
Espécie            : Vigna sinensis L.

b.      Preparação do solo
Limpa de ervas daninhas e arado para que o solo fica solto. A pilha é formado com larguras de 100-140 cm, 30 cm e um comprimento para ajustar o estado do terreno. A distância entre as camas de 30-50 cm (Anônimo 2012).

c.       Sistema cultivares
A escolha corretada cultivar para um determinado ambiente e sistema de produção é de grande importancia para obtenção de uma boa produtividade. Contudo,isso por si so não é suficiente para o sucesso de exploração. É necessario, tambem, que a cultivar tenha caracteristicas de grãoe de vagem que atendam as exigencies de comerciantes e consumidores (Freire Filho et al., 2000).

d.      Plantio
Plantio de grão de bico e feito geralmente no final da estação chuvosa, com o objective de que as plantas obter agua com facilidade, e não apodrecer causada pela alta pluviosidade.Uma vez que solo esta pronto para o plantio, fazer o buraco de plantio com uma broca com um  espaçamento de 30 x 60 cm,ou gusto. Prencheros buracos com 2-3 sementes. Areas preparados convencionalmente onde comumente são utilizados arados e grades diferentes tipos e dimensões. Em preparados sob cultivo minimo (reduzido) pela utilização do arado (Haryanto et al 2007).

e.       Manutenção
No processo de crescimneto,quando as plantas atingem uma altura de 25 cm, de um modo geral,a planta sera tercido treliça.
a.)    Rega 
Rega é uma maneira simplificada de efetuar o balance de agua no solo em uma area cultivada é contabilizar como agua que entre, a irrigação e/ou chuva e como agua que sai da superficie do solo,a evapotaranspiração. A irrigação deve ser proporcional á quantidade de agua evapotranspiração e deve ser realizada a todo momento que em que a disponibilidade de agua no solo estiver reduzida a um valor minimo que não prejudique o desempenho da cultura obedecendo a seguinte relaçao (Marouelli et al.,1986; Andrade junior 1992).
b.)    Limpar ervas daninhas
O preiodo critico de competição das plantas daninhas com o feijao longo, ou seja, o periodo durante o qual as perdas economicas são maiores,ocorre aproximadamente até aos 35 dias após a emergencia (Araujo et al., 1984).

c.)    Adubação
Adubação é uma actividade que dar os adubos para as plantas,o objectivo de adubação é uma essencial para suportar os crescimento e desenvolvimento  das plantas ( Haryanto et al 2007).
d.)    Pragas e doenças vegetais em Long feijão
O principal obstáculo para o cultivo de feijão é um distúrbio de pragas e doenças. pragas importantes foram relatados atacar grãos longos, entre outros, ácaro vermelho Tetranychus bimaculatus (Acarina: Tetranychidae), a mosca branca Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae), brocas pod Riptortus linearis (Hemiptera: Alydidae), eo craccivora Aphis pulgão (Hemiptera: Aphididae) , Os esforços são feitos para controlar muitas pragas é fazendo rotação de culturas, realizar o controle biológico utilizando inimigos naturais que Scymnus besouro SP. (Anwar et al., 2005).
Doenças que atacam as culturas de grãos tais como fungos murcha (Fusarium sp.), Antracnose (Colletotricum lindemuthianum), galhas radiculares (Meloidogyne sp.), Vassoura doença (bruxas caupi vassoura Virus/Cowpea Malabarismo vírus), a murchidão bacteriana (Pseudomonas solanacearum) e doença do mosaico causada pelo feijão potyvírus mosaico comum (BCMV), feijão amarelo potyvírus mosaico (BYMV) e Cowpea transmitidas por pulgão potyvírus mosaico (CABMV) (Anwar et al., 2005).

f.        Colheita
A colheita é uma das etapas mais importantes no processo produtivo do feijao longo. A qualidade final do produto,quer seja semente ou grão depende de uma colheita bem na  é poca correta. A colheita deve ser realizada logo que a lavoura atinja o ponto de maturidade  adequado (Campos et al.,2000).
2.1.3.      CULTIVAÇÃO BARRIA (Mormodica chantia L.)
a.      Descrição Geral
Barria (Mormodica chantiaL.) é um género botânico pertecente à familiaCucurbitáceae,muitos conhecdo como “melãozinho”.
O Melãozonho é de origem asiática,trazido da África pelos escravos.É um cipó herbáceoda familia Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados.seu frutos cor de ouro com espinhos moles na superficie se abre espontaniamente em 3 partes,quando maduoro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduoros é boa para curar hemorróidas.
As folhasdesta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa . Foi trazida da Áfricaao Brazil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto  e pera baixa febres.
Classificação científica de Barria (Mormodica charantia L.):
Reino:              Plantae
Divisão:           Magnoliophyta
Classe:             Magnoliopsida
Ordem:            Cucurvitales
Família:           Cucurvitaceae
Género:           Mormodica
Espécie:           Mormodica charantia L.
b.      Preparação do Solo
Cultivo crescer melão amargo é realmente muito fácil. Pare pode ser cultivado em diferentes tipos de solo com uma altura de até 1.500 m acima do nível do mar. Para crescer de forma ideal no solo com um pH de 5-6, muitos contendo húmus e solto. Pare plantas não requerem uma grande quantidade de luz solar para que ele possa crescer de forma um tanto sombrio / sombreada.
c.       Sistema Cultivares
Pare culturas cultivadas a partir de sementes. Aprovisionamento de sementes para uma área de 100 m², tanto quanto 70 gramas. Antes de plantar as sementes seleccionadas através da inserção a semente para dentro da água. As sementes que flutuam deve ser descartado, enquanto que as sementes podem ser plantadas afogado
d.      Plantio
As sementes podem ser plantadas diretamente dilahan ou germinar.
Terra a ser plantada pare enxada até quebradiço, em seguida, fazer uma cama com uma largura de 1,5 m, altura de 25 cm e um comprimento para caber terra. Solo misturado com esterco tanto quanto 100 aterrou 100 m². uma distância de 0,75 m x 0,75 m. cova de plantio ditugal com uma profundidade de 3-5 cm. A semente é colocada no orifício tanto quanto 2-3 sementes pare. Em seguida cobertos com terra. Mangueira 4-7 dias após o plantio das sementes de melão amargo pode crescer.
e.       Manutenção
1.      Regar
 A rega efeito na parte da amanha e da tarde porque as plantas de barria precisa de uma grande quantidade de agua em seu crescimento.Mas se fosse a estação da chuvas planta rotina não  precissa regar com muita  frequênçia (Margiyanto, 2010).  
2.      Adubação
Adubação é uma actividade que dar o adubos organicos/quimicos das plantas, ajudar  o seu crescimento/desenvolvimento rapidamente e aumentar a sua produtividade das plantas (Haryanto et al, 2007) 5.   
3.      Prevenção paragas e doenças
A fim de pragas comabte doenças que atacam as culturas de mostarda, com bessouros de folha, lagartas e doença podridão da raiz pode ser feito ta mecanicamente.Tente evitar o uso de pesticidas. Se forçado a, tente usar duas semanas antes da colheita (Anwar et al., 2005).
f.       Colheita
A colheita geralmente começa de dois a quatro após o plantio. Os frutos podem ser colhidos imaturos ou maduros. Frutos maduros se abrem e expõem a semente evolvidas em uma polpa vermelhaneste caso apenas a presença de insetos polinizadores,principalmente abelhas
2.2.      ALIMEMTARES
2.2.1        CULTIVAÇÃO FEIJÃO MUNGO (Vigna radiate L.)
a.      Descrição geral
Feijão mumgo (Vigna radiate L.) é importante leguminosa granífera cultivada na Ásia, sendo a Índia o maor produtor mundial, com produção, em 1995/96, de 1.374.000 t, que representaram 47% do total produzido no mundo (Tickoo & Satyanarayana, 1998 ).
Com a germinação de suas sementes são obtidos os brotos  de feijão ( moyashi ), forma de comsumo muito apreciada na China, no Japão e nos EUA, dentre outros países. No Brasil, a produção de mungo-verde é incipiente, mas a tendência é crecente, por causa do aumento da demanda pelo broto de feijão.
A planta é anual, de porte ereto ou semi-ereto, com caule, ramos e folhas cobertos por pêlos, e com altura que varia de 0,3 a 1,5 m. A floração tem início entre 25 e 42 dias após a emergência, dependendo da cultivar, da região e da época de plantio (Sayão et al., 1991; Vieira & Nishihara, 1992; Miranda et al., 1996).
A temperatura mínima média para o desenvolvimento do mungo-verde provavelmente é de 20-22ºC e a ótima, de 28-30ºC, talvez um pouco acima se a umidade for adequada (Poehlman, 1978). O crescimento e o desenvolvimento dessa leguminosa são afetados pelos comprimento do dia, temperatura e umidade.
Classificação científicoso feijão mungo ( Vigna radiante L. ):
Reino:              Plantae
Divisào:           Magnoliophyta
Classe:             Magnoliopsida
Ordem:            Fabales
Família            Fabaceae
Subfamília:      Faboideae
Tribo:               Phaseoleae
Género:           Vigna
Espécie:           Vigna radiante L.




2.3.ACTIVIDADE ADIÇIONAL
2.3.1.      Programa Horticultura
2.3.1.1.Fazer Viveros
c.       Dercrição Geral
Viveros de mudas são areas destinadas a desenvolver sementes até que estejam em condições de serem plantadas em outros espaços. É uma actividadeque pode ser explorada de forma amadora, em benefício próprio, ou de forma professional.
Do latim Vivarium, um viveiro, sinónimo de seminário, é uma instalação agronómica onde se cultivam, germinam e de desemvolvem tudo o tipo de plantas e de arvores ate a altura de serem.Transplantadas os viveiros contam com diferentes classes de infraestruturas em função do seu tamanho e das suas características.
Uma estufa (espaços fechados onde se cultivam plantas a uma temperature mais alta do que no exterior), uma represa (acumulação de água com um fim determinado), umbráculo (lugar destinado ao cultivo e protegidos do sol, da chuva e do ar), um terreno cultivo a oar livre e um laboratoriu são algumas de secções que pode ter um viveiro.
d.      A IMPORTÂNCIA DO VIVEIROS DE MUDAS
Todos nós temos que ter a consçiéncia da importacia que tem esses “seres vivos em nossas vidas por exemplo voçe ja ouvio falar que. Muito remedios podem ser feitos a partir das árvores . Um em cada quadro medicamentos empregados pela industria farmacéutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Cáncer do Estados Unidos como indicadas para o tratamento do cancer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil species vegetais que podem server para esse fim. Portanto vemos como é preciso proteger nossas florestas para que um dia muitos dos males que afetam a humidade tenham uma solução encontrada dentro desses biomas.
b.      TIPOS DE VIVEIROS
Existem trés tipos diferentes de viveiros: os permanents, os temporários e os de espera.
Os permanents destinam-se a varios ciclos de produção  de mudas e exigem uma estruturamaior e mais sofisticada , ao cotrário dos tempoários, que são criados para atender a uma demanda espeçifica e, em seguida, desativados, contandocom instalações mais simples e, em geral , próximas do local de plantio.
O chamado viveiro de espera é, na verdade, uma area próxima ao local definitive de plantio, preparada para que as mudas possam se aclimatar ás condições  da zona onde-serão em outros espaços.

2.4.PROGRAMA TRANSFOMAÇÃO
2.4.1.      Oleo Virgen de Coco
a.      Descrição Geral
O oleo Virgem do Coco é unica óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico.
O mesmo prezente no Leite, materno que fortalice o sisitema imonológico.
 O consumo regular desse ácido protégé o organism contra virus, bacterias e fungos. Este oleo tambem é rica em Vitamina E, um grande agente antioxidante, que colaborar na diminuição da produção de radicais livres , combatendo o envelhecimento e prevenindo doencas cronicas. Ele é fascilmente absorbido e transformado em energia no figado , não se acumulando como gordura, (Wiki How Atom (2007).
O óleo do Coco oferece uma variedade de beneficios para a saúde incluem para cuidados com a pele, cabelo, perda de peso, olivio do estrsse, ele tambem proporciona alivio de problemas reais : diabetes, HIV, cancer , calmantes, pressão de alta. Enquanto ajuda a melhorar a quantidade de ossos e dentes. O óleo de Coco é uzado extencivamente em paises : India, Srilangka, Tailandia, Filipinas e Indonesia. Que tem uma boa produção de óleo de coco, ao mesmo tempo o óleo também é popular nos paises oscidentes, como os Estados Unidos e Canada.
O Leite do Coco preciza fermentar para que o óleo se separe da água isso. Pode acontecer em Eleminas quentes dexando-o simplesmente descancar numa vasilha coberto durante 24 a 48 horas. O óleo vai se separar naturalmente da água e dos residues.
Três camadas de Liquido vão se formar : O óleo de coco por cima, a água no meio e um crème fino no fundo. Retirar o óleo com uma colher ou concha, filtra-lo três vezes em pano de fralda dobrado ou filtro de papel para café, colocar num vidro e tampar bem.
Quando olhando contra a luz o óleo vai ter uma coloração branco. Essse é a cor natural do óleo virgem do Coco. A água que sobra da mistura original pode ser fermentada para virar vinagre. A misturar cremoza pode ser fervida numa panela para expedir mais oleo. O oleo virgem de coco pode ser guardando em temperatura ambiente validad



2.5. PROGRAMA MECANIZAÇÃO
2.5.1        Soldagem
a.      Descrição Geral
A Soldagem (soldagem) é um dos metais de enxerto técnicas
por meio de derretimento parcial os metais do metal original e material de enchimento com ou sem pressão. 
Os tubos são fechados de canais, como meio de drenagem ou de transporte de fluido, meios de drenagem ou transporte de energia do fluxo. Os tubos são normalmente determinada pelo tamanho da nominal, enquanto que o tubo é um tipo de tubo que é determinada com base no diâmetro exterior. Nas circunstâncias diárias - o tubo AC usar tubos de cobre  (Anonimo, 2008).
Este trabalho é chamado de "recozimento". A instalação do tubo de cobre pode ser feita de duas maneiras, (1) nomeadamente de soldadura (soldadura forte), (2) sem solda, mas o uso de acessórios de queima são referidos como uma porca de alargamento, o parafuso e o uso especial para a marcação rápida (queima).
Ferramentas natureza não é um absoluto deve ter. Sua função é tão assessor para facilitar a soldagem. Splicing ou de soldadura de tubos aluminio não é tão fácil conexão de tubo de cobre, o qual deve usar uma soldadura especial chamada soldadura MIG, ou pode também usar platina fio de soldar  com uma mistura de bórax ou fluxo com uma chama regular, onde o fogo não é permitido o contacto directo com o fluxo que tem sido aplicado, mesmo aqui as habilidades de soldagem especificamente necessários (Anonimos, 2000).










CAPITULO III
METODOLOGIA
3.1. Plano De Actividade
Antes de ralizar o programa de Formção em Contexto de Trabalho (F.C.T), pela primeira vez precisamos de fazer plano que feito para não encontramos as dificuldades que enfrentaram durante no campo de trabalho.
O Programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) tem dois partes com:
  1. Actividades não fisico
As actividades não fisico são seguintes:
-          Breafing
-          Ceremonia abertura da F.C.T
-          Observação da Area
  1. Actividades fisico
As actividades fisico são seguintes:
-          Limpar as ervas daninhas
-          Preparação solo/aração do solo
-          Medir Area
-          Plantar
Manutenção das plantas
-          Fazer a compostagem
-          Controlo pragas e doença

3.2. Breafing
Durante 3 dias os participantes,colocaram ao localidade do F.C.T, apartir do dia 30 de Janeiro  ate 01 de Fevereiro de 2018, a comissão organizadora e os professores da material fizeram a revisão baseando com  as actividade que incluem:
-          No dia 30 de janeiro de 2018 fizeram a revisão da materia  pecauria dirigido pelo Sr. Aniceto Lopes L.Agp e a revisão da materia transformação que foi dirizido pelo Sr. Longinhos João L. Agr.
-          No dia 31 de janeiro de 2018 fizeram Formasão sobre  Seguro Pestisidas dirizido pelo Avansa Agricultura represente Sr. cordenador Evangelino Batista
-          No dia 01 de Fevereiro de 2018 fizeram a revisão sobre a material de Produção Agricola que foi dirizido pelo Sr Pedro Moteiro L. Agr e a revisão da materia Mecanização Agricola que foi dirizido pelo Sr.Matias Simão Barreto e declara o forma de relatorio que dirizido pelo Sr.Julião Borges L. Agr.




3.3.A MATERIAL E EQUIPAMENTOS

3.1.1.      As Materiais
As materiais que utilizamos na atividade de F.C.T São Os Seguintes:
a.       Horticultura/Alimentares
-          Canco (Ipomea sp)
-          Feijão Chicote (Vigna sinencis L)
-          Barria (Mormodica chantia L.)
-          Fejão Mungo (Phaseolus radiatos)

3.1.2.      Equipamentos
Os Equipamentos que utilizamos na programa formação em contexto do trabalho (F.C.T) incluem:
-          Enxada
-          Metro
-          Regador
-          Fio
-          Alvanca
-          Faca
-         
-          Canivete
-          Handsprayer

3.4. LOCALIZAÇÃO
Baseia com o resultado desse observação todos os professores fizeram o encontro com a comissão organizadora do programa F.C.T periodo XIV ano lectivo 2018. Nessa actividade pratica relevante com F.C.T que realizando na Aldeia Corluli, Suco Ritabou, Posto Administrativo Maliana Municipio Bobonaro.
3.5. O Tempo de Colocação
O programa de formação em contexto de trabalho (F.C.T) foi realizando durante (3) meses, no inicio de 30 de Janeiro de 2018 até 30 de Abril de 2018.





3.6. Realização do Programa de Actividade 
3.6.1.      Programa Horticultura
a.      O Cultivo De Canco/Kankung (Ipomea Sp)
1.       Preparação da area
A  preparação da area é inicia-se antes de cultivar as plantas limpar as ervas daninhas  para não tem competição com as plantas
2.       Preparação de sementes
A sementes foi preparado diretamente pelo estudante  F.C.T  mas é dirigido pelo comissão organizadora.
3.      Sistema de cultivo
O sistema que utiliza para cultivar na prática com o grupo IV uzado o  sistema de monocultura.
4.       Distánçia de cultivo
Distancia que usar para  cultivar o canco com 15 x 15 cm baseia na condição do solo.
5.       Plantio
Depois de os canteiros ja preparado com a sua distancia podemos cultivar diretamente no buraco com profunidade 3 a 4 cm cada buraco tem 2 grãos.
6.       Manutenção
a.       Regar
As hortaliças de canco para crecer com saudaveis precisamos de fornecer a agua dias vezes por dia para não acontecer a dificiençia das plantas refere. Portanto tem 2 maneiras de fornecer a agua, regar diretamente com o regador/utilizar a irrigação com a inundação.
b.      Capinhar as ervas daninhas:
O processo de limpar as ervas daninhas e mais importante para as plantas não pode fazer a competição de absorver os nutrients do solo.

c.       Adubação
A adubação é  uma atividade que dar o adubos organico/quimicos das plantas, para ajudar o seu crecimento/desenvolvimento rapidamente e aumentar a sua produtividade da plantas.
d.      Controla as pragas e doenças
O controlo de pragas e doenças e uma atividade essencial  para proteger as plantas vivem livre com as pragas doenças. Por isso tem duas maneiras utilizada para tratar: Fisico e quimico.

Fisico: utilizada diretamente com as mãos para matar as pragas. Quimico: utilizado com as pesticidas baseando com as pragas e doenças que ataque as plantas.

e.       Colheita
As caracteristicas das hortaliças estão pronto para serem colhidos são do tamannho e tem um maximo de vazens e a melhor de colheta na epoca de manha e tarde (pinto A.2014). A colheta  é o ultimo  fase que realiza baseando o tempo  que ja tinha cultivadas, na realidade colhemos a hortaliça de canco com a duração de 21 dias.

7.      Cultivo De Feijão Chicote (Vigna Sinencis L)
A feijão chicote (vigna sinensis L) é uma planta que entra em familia de legume.A feijao longos tem adaptabilidade ao clima favorael para que ele possa ser plantadas ao longo temporada.
a.       Preparação da area
Antes de plantar Feijão chicote (vigna sinensis) primeria vez fazer a preparação bem do solo, que na realiadade o solo preparado pelos  alunos F.C.T. com asua medidas 9,70  x 12 m. dentro dessa area existem 7 canteiros com asua comprimento 12 m, e a largura 1.20 m,  a altura dos canteiros tem 30 cm, e a distancia  entre canteiros 30 cm.

b.      Preparação de sementes
As sementes foi preparado pelo estudante finalista  F.C.T. mas é dirigido pelo orientado e comisão organizadora
c.       Sistema de cultivo
O sistema de cultivo de feijão chicote é um cultivar para um determinado ambiente e sistema de produção é de grande importancia para a obtenção de uma boa produtividade.
d.      Distancia do cultivo:
A distancia do cultivo de feijão longos platacao nas camas de (30 x 60 cm,e  escolha boas sementes para cultivar.
e.       Manutenção
1.      Regar:
As hortaliças de Feijão chiote ( Vigna Sinenses ) para crescer  a saudaveis presizamos de fornecer a água duas vezes por  para proteger humidade do solo e facilmente as plantas refere poderem absorver os nutrientes do solo.

2.      Limpar as ervas daninhas:
Os objectivos de limpar as ervas daninhas para as plantas não pode fazer  as competição dos nutrientes do solo.
3.      Adubação
A adubasao e uma atividade que dar os adubos  para as plantas, o Objetivo  de adubação  e uma essencial para suporta r os cresimentos  e desenvolvimento das plantas.

4.      Controlo pragas e Doenças :
E processo de esmagamento de pragas que atacam as culturas tanto de insectos /vermes , fungos bacterias  sou outras pragas tais como ratos e pragas que pode ser realizados por pulverrizacao de pesticidas e as outras  maneiras .

O objetivo do controlo pragas e doenças e uma actividade  mais importante para prevenir as pragas e doensas nao destroir as plantas  refere. Desse objetivo tem duas maneiras :matar direitamente  com o fisico e tambem utilizada com a pestesidas.

f.       Colheta:
A colheta e o ultimo faze que realize baseando o tempo das plantas  que tinha cultivada.









8.      Cultivo de Barria (Momordica Charantia L.)
Cultivo crescer melão amargo é realmente muito fácil. Pare pode ser cultivado em diferentes tipos de solo com uma altura de até 1.500 m acima do nível do mar. Para crescer de forma ideal no solo com um pH de 5-6, muitos contendo húmus e solto.
Processo cultivo de Barria :
1.      Preparação da Area
Antes de plantar Barria (Mormodica chrantia L.) primeria vez fazer a preparação bem do solo, que na realiadade o solo preparado pelos  alunos F.C.T. com asua medidas 10  x 10 m. dentro dessa area existem 3 canteiros com asua comprimento 10 m, e a largura 2,60 m,  a altura dos canteiros tem 30 cm, e a distancia  entre canteiros 50 cm.

2.      Preparação de sementes
As sementes foi preparado pelo estudante finalista  F.C.T. mas é dirigido pelo orientado e comisão organizadora

3.      Sistema Cultivo
Cultivo crescer melão amargo é realmente muito fácil. Pare pode ser cultivado em diferentes tipos de solo com uma altura de até 1.500 m acima do nível do mar

4.       Distançia de cultivo
Antes dar adubação tenque ser medir a distançia para cultivar a Barria. A distançia de Barria que medir 260 com objectivo de utilizar a distaçia para facil as actividades de manutenção.

5.      Couvar o buraco.
Depois de medir a distançias da planta, podemos covar o buraco no canteiro que  já tinha medido por isso presisamos de enxer a adubação organico dentro do buraco que já tinha cavada com objective pelo adubação para cresimento as dezemvolvimento rapidamente das plantas.
6.      Plantio
Plantio é uma actividade final,em geralmente os canteiros já tinha preparado podem cultivar sements de barria.

7.      Manutenção.
Depois de plantio podem ser fazer a manutenção para no fim dar boa produção e qualidade. As actividades de manutenção são seguentes; Irigação/ desbaste, replantação/rega, sacar/mondar, quebradiços/musla, pestesida/adubos quimico.

8.      Colheta.
A colheta é o ultimo ou final de actividade que realiza baseando o tempo colheta de rezultado das plantas que já cultivadas,
3.6.2.      Programa Alimentar
a.      Cultivação Feijão mungo ( Vigna Radiante L. )
Processo cultivo de feijão Mungo ( Vignan Radiante L. )
1.      Identificar a area                          
Antes de realização de activadades da pratica, em principio nesessita de conhecer/identificar a area para que podemos fazer a execução de actividade na pratica da material produção alimentar.

2.      Limpeza da area
Actividades limpeza da area com objectivo para limpar as ervas que esta dentro da area, para fascilitar o prcesso de remoção do Solo e ate plantio.

3.       Aração do Solo
Aração do Solo para fasil dar os canteiros e tambem fasil as Raizes das plantas para absorvrer Agua e os Alimentos nutrientes no Solo.

4.      Construção da Area
Antes de plantio as plantas na area que ja tinha prearado, as areas com a largura 20 m e  20 m e altura do bloco 30 cm e 1 m do bloco dentro da area.

5.      Medir distancia de plantio
Depois de construção da Area medir a distancia para cultivar  o feijão mugo ( Vigna Radiante L. ). A distancia dentro de linha 30 cm,e entre linha 40 cm, com o objective utilizar a distancia para fascilitar de a manutenção e tambem para saber o total de população das plantas que já cultivamos na area.

6.      Plantio
Antes de medir a distancia de plantio, podem ser cultivar  sementes de  feijão mungo da area que já tinha preparado.

7.      Manutenção
A manutenção é uma realizamos nas pantas que refere para mantem as plantas que foi atacado pelas pragas/doenca. Com objectivo pelas actividade de manutenção para no fim podem dar produção e boas qualidades.As actividades de manutenção são seguintes;  A irigação/desbaste, replantação, pestisida e dar adubação An-organic.

8.       Colheta
A colheta é o ultimo ou final de actividade que realiza baseando o tempo colheta de rejultado das plantas que já cultvadas.





















3.6.2. ACTIVIDADE ADICONAL
3.6.2.1.Programa Horticultura
a.      Fazer Viveros
Viveros de mudas são areas destinadas a desenvolver sementes até que estejam em condições de serem plantadas em outros espaços. É uma actividadeque pode ser explorada de forma amadora, em benefício próprio, ou de forma professional
Proçesso fazer Viveiros em Ingles (Nursery):
1.      Identificar a area
Antes de realização de activadades da pratica, em principio nesessita de conhecer/identificar a area para que podemos fazer a execução de actividade na pratica da materia fazer viveiros;

2.      Prepração Material e Equipamentos
As Materiteriais foi preparado diretamente pela Estudante estagiados FCT mas dirigido pelo comissão organizadora e Equipamentos foi preparado direitamente pelo Organização Não Governamentais (UZAID);
3.      Medir a distancia
Antes de fazer viveiros primeria vez medir a distancia na realiadade medir a distancia dirizido pelo Estudante estagiados  F.C.T. com asua medidas 5 m  x 10 m. com asua comprimento 10 m, e a largura 5m ,  a altura dos viveiros tem 3 m;

3.6.3.      Programa Transformação
a.       Proçessamento Oleo Virgen de Coco
 O oleo Virgem do Coco é unica óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico.
O mesmo prezente no Leite, materno que fortalice o sisitema imonológico.
Etapa processamento óleo virgem do coco:
1.      Resseção dos produtos
E uma actividade que usa para receita os produtos de outras pessoas ou comprar os produtos para fazer o prossesamento.
2.       Selecção de produto
Objectivo de selecsão para saber os prodotos que qualidade  ou não , e podem ver o produtos que já contamina podem destruir, uzam os produtos que qualidade para  obter o rezultado que qualidades.
3.      Tirar cascas do coco
Cascas de coco tem 3 partes são seguintes:
a.       Cascas parte externa
b.      Cascas parte interna
c.       E cascas parte epiderme
Tirar 3 partes  cascas de coco para fazer prosessamento de óleo virgen de coco, casca parte epiderme tenque ser destruir para não pode aconteser a cores de Oleo de coco virgin.
4.      Lavagem
Depois de tirar cascas tenque ser lavagem para obter o rejultado cualidades e hygiene.
5.      Corte o Coco em pequena pedaços
O objectivo de corte para facil de fazer trituração .

6.      Trituração/Blender
Depois de corter, encer o coco que já corte de maquina  trituração, aumentar a agua  para o coco façil detritura.
7.      Mistura     
O coco que já trituração pode mistura com agua, mas tenque ser medir, coco em água, coco 2 kg, água  1 Ltr.
8.      Refinhação
Filtro o leite de coco coloque um filtro de café ou pano sobre uma jarra de de uma boca larga.
9.      Fermentação
Fermentação ate 24-48 horas, fermentação ate 24 horas podem ceparação água de oleo de coco com mangueira, pois continuar fermentação ate 48 horas.
10.  Ençimento
Pois de fermentação podemos ceparação óleo de coco virgen com caneca, ençer para aqua ou butil.









Esquematização de óleo virgem do coco
                                                                      Coco

Resseçao
Selecçao
 






Parte Externa, Interna e Epiderme
Em pequena pedasus
Descasque
Corte
 






                                                                                                                                   
Trituração
    Mistura
Ate três dias
Filtro
Fermentação
Encimento
Com água
 

















Oleo Virgen de Coco
3.6.4.      PRAGRAMA MECANIZAÇÃ
a.      Soldagem
Soldagem de Portão são como o processo que pode juntar de uma metal com outras metal com caracteristica permanente.A maquina que transforma (Trafo las) que transforma energia electrica pelo electricidade e tambem pelo gerador ou motor diesel.
Classificação solda tem 2 partes:
Ø    Solda electricidade com electrode carbom
Ø    Solda electricidade com electrode lomgan
Os equipamentos que usar na soldagem de Portão:
Ø  E.P.I
Ø  Trafo las
Ø  Martelo de bolas
Ø  Gerinda potong
Ø  Alicate de grifos universal
Ø  Nivel water pass
Ø  Martelo de fena
Ø  Alicate
Ø  Electrode
Cabo soldagem  tem 3 partes:
Ø  Cabo electrode
Ø  Cabo massa
Ø  Cabo corrente
Cabo  electrode  é como usar um cabo diretamente pelo maquina de solda electrode .Cabo massa com uma cabo tem uma ligação direta com maquina solda para metal que preciso solda (trafo las)
Cabo corrente como uma cabo que tem ligação a corrente electricidade com maquina solda ( trafo las). Stan las função para agrapar a electrode que usam na soldagem.







CAPITULO IV
PROBLEMÁS E SOLUÇÃO

4.1.Problema
Os problemas que nos encontramos na programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) são seguintes:   Clima,Tempo, Pragas e Doenças, Irrigação
4.2.Solução
A solução que nós resolvemos na programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) são seguintes:
1.      A clima na area de corluli situação do solo chuva a apartir no mes de  fevreiro ate  abril a chuva é mais melhor
2.      Pragas e Doenças: Manual que nos ujamos fisicos para pragas que atacam as plantas. Quimica ujamos pesticidas (desses) que regar para as pragas que atacam e afetam nas plantas.
§  Pragas é  todos animais ou organismos que perturbar e prezudicar para as plantasmorrer e não esta organismo animal ou então seria,e resolvemos com fazer luto porque livre com animal
§  Doenças é resolvemos com usar de quimico para transmitir/destruir as doenças que atacam e afetam as plantas que cultivam 
3.      Irrigação
Durante de fazer atividade no terreno na aldeia de corluli chuva e mais melhor e estragas as plantas que cultivo dar a luz de errosão e resolvemos com fazer a drenagem na area de cultivo. 











CAPITULO V
ENCERAMENTO
5.1.  Conclução
Baseia na pesquisa em cima o resumo das actividades de programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) no terreno.
1.      Actividade/programa de Formação em Contexto de Trabalho é  com actvidade extra curricular e obrigatoriamente para a criteria para os  estudantes finalista 30 ano  pode para competaram o exame Prova Aptidão e Profissional (PAP) e Nasional.
2.      Programa de Fomação em Contexto de Trabalho (F.C.T) com o programa para esetudantes pode partisipam pratica na sociedade/comunidade objective para pratica em juntos aprende ciençias e experiencia para pensar no seu futuro.
3.      As actividades que realiza na Formação em contexto de Trabalho (F.C.T) no terreno: Horticultura,Alimentares, Pequaria,Transfomação,e Mecanização.
4.      Programa Formação em context de Trabalho F.C.T tinha feitos pela estudante finalista da Escola Técnica agrícola de Moleana, encontraram-se com resultados maximo ou optimalmente com qualidade do bom e melhor nesse qualidade na pratica no terreno.
5.      As actividades do programa de Formação em Contexto de Trabalho no terreno pelas estudantes finalistas não se encontra obstaculo e porque a facilidade no terreno com suficiente para aplicar no campo de trabalho.
6.      Formação em Contexto de Trabalho ( FCT ) que realizou pelos alunos /ás no grupo IV para fazer actividades especificos estudando sobre modular más a produção diminui, porque o impacto de Clima tambem outrás problemás.
5.2.  Sugestão
 Nos identificamos ás sugestões báseia com a conhecimento,e esperencia que encontramos na prática a executação de actividades  FCT são seguinte.
1.      Baseado na experiencia que representam pelos estudantes Finalistas no periodo XIV informa para o comição com Programa de formação em Contexto do Trabalho na proxima comição que vão prepara as facilidades para facilitas a programa referido.
2.      A escolar devem pensar em melhor para colocar continuidade um grupo no lugar de corluli por motivo o suco Ritabou tinha preparado as facilidades para essa actividade F.C.T.
3.      O suco e grupo, devem ter informções para lider comunitar e para o efectivo para aumentar a produção e facilidades do grupo para facilitar actividades com sucesso.
4.      O orientador do grupo presizar mais ativos no campo, para fazer  melhorar  ás
Orientações con relação em estudantes sobre sistema escrita relatoriu
5.      A comição FCT  preparem os equipamentos ou facilidades que necessitam na
prática no terreno com Ministerio relevante.































BIBLIOGRÁFIA
Anonymous, 2010. Cultivo Orgânico Sawi http: // Sem categoria-Go Blokme.htm.
Margiyanto E., 2010. Luz Tani http: // Cultivo Sawi «Luz Tani.htm. (Acessado em 29 de abril de 2014)
Rianto de 2009. Como crescer Sawi. http: //tips-cara-menanam-sawi.htm. (Acessado em 29 de abril de 2014)
Yudharta, 2010. Planta Sawi http: // Plantas Sawi «Comunidade Aji ChrW 95% .htm. (Acessado em 29 de abril de 2014
Mayakoe. 2010. "Espinafre da água  Ipomoea reptans ". http://mayakoe.wordpress.com/2010/11/03/page/2/19 de outubro, 2013.

Bandeira Rashid 2012. Beans longas (Vigna Sinensis. L) é uma planta vegetais sazonais. Terrain 5-8 Cultivo de Março de 1994. J. Livros Longo feijão Plant. Hal: 423-447. Características


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