RELATORIO
FORMACAO EM CONTEXTO DE TRABALHO
(F.C.T) PERIODO XIV-ANO LECTIVO2018
PELO
GRUPO IV
PROGRAMA CURCU PRODUCAO AGRARIA
ESCOLA TECNICA AGRICOLA DEMOLEANA
DIRECAO DE FORMACAO E TECNICA AGRARICOLA
MINISTERIO AGRICOLA E PESCA
ANO LECTIVO 2018
FOLHA
DE APROVAÇÃO
REALIZAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO
EM
CONTEXTO DO TRABALHO (F.C.T).
PERIODO
XIV ANO LECTIVO 2018
Preparado e Elaborado Pelo
Estudantes F.C.T. Grupo IV Com Uma Criteria
Para Partisipar no
Exame Nacional
Já Fizeram Exame Desta
Relatorio no Dia
……../……../2018 e
aprovado pelo
Foi Corrigido e Aprova
Pela
Orientador I Orientador
II
(Mariano Noronha) (Raimeiro
Goncalves L.Agrn)
Dia, …./…../…2018 Dia, …./…../…2018
Visto Pelo
Director da ETA-Moleana Chefe
da comissão organizadora (F.C.T)
(Eng. Bonifacio de Oliveira
Fraga) (Filomino
Abel L.Agrn)
Dia, …./…../…2018 Dia,
…./…../…2018
PREFÁCIO
Inicia-se antes de partisipante realiza atividade formação em contexto
de trabalho (F.C.T) partisipante não esqueços para agradecer os Deus que
acompanha com grasa e bencões para realizar atividade prática no terreno
durante 3 messes com sucesso e saudavel.
Este programa com atividade extra curiculer que realiza pelo estudante
30 ano, durante implementação atividade e escrita este
relatorio existe algumas apoio varios partidos tanto direita ou indireita, por
isso não se equeço aprofundamento agredecemos ao:
- Mariano Noronha, como orientador primeiro para orientar
no campo de serviço e suporta sobre livro ou referensia no campo de
Terreno.
- Raimero Gonçalves L.Agrn como orientador
Segundo para ajudar orienta no campo e suportar
- Filomino Abel L.agrn. com Chefe comição
Organizadora e tambem membros organizadora para atividade F.C.T. que
realiza durante ao longo do tempo com tinha esforço no atividade no campo
pratica.
- Eng. Bonifacio de O. Fraga com o director
da escola tecnica Agricola de Moleana que dar tinha Informação ou
motivação para o programa de terreno.
- Sr/a Conselho Professor/a ETA-M que dar a
experiensia/capacidade durante que nós aprendizajem na sala de aula
durante 2 anos estudados
- Chefe aldeia Moleana, Chefe suco Ritabou
e tambem comunidade nos apoio trabalho em juntos para realiza atividade
pratica no campo de terreno.
- E tambem os colegas que dar a informação
e motivação ajuda durante nós realiza na atividade pratica no campo de
Terreno.
- Para que nos esquecemos de agradeçer e
não podemos sitar tudo que deram os seus apoios sobre esta actividade da
pratica no terreno tambem não esquecemos de agradeçer profundamento
obrigado.
Acreditamos
que este relatorio não esta bem formados que bom e melhor, por isso
necessitamos que nos ajudamos para que possa obter a sua melhoria com as
criticas e sugestões necessarias.
Corluli,
Marco 2018
Ecritorio
LISTA
PARTISIPANTES FCT GRUPO IV
Nome dos partisipantes da pratica
F.C.T. Grupo IV. Localidade na Aldeia Corluli Suco Ritabou Posto Administrativo Maliana, Municipiu
Bobonaro Ano lectivo 2018 as seguintes:
1. Eduardo
Amaral :
Chefe
2. Januaria
S. do Santos :
Viçe
3. Adriano
Franquelin :
Membros
4. Americo
Dasilelo : Membros
5. Carlito
Ramos
: Menbros
6. Elias
Gago
: Membros
7. Elias
P. Moniz :
Membros
8. Elsa
Pereira : Membros
9. Fernão
do Santos : Membros
10. Floriana
Borges : Membros
11. Jeferino
Cardoso : Membros
12. João
G. Bere :
Membros
13. Jonas
A. Ximenes :
Membros
14. Luis
da Cruz : Membros
15. Veronica
de Jesus : Membros
INDICE
Cover Pagina
FOLHA DE APROVAÇÃO......................................................................................................... i
PREFÁCIO.................................................................................................................................... ii
RESISTO NOME DOS
PARTISIPANTES................................................................................. iii
INDIÇE......................................................................................................................................... iv
CAPITULO:
I- INTRODUÇÃO
1.1.Antecedente............................................................................................................................. 1
1.2.Objetivos.................................................................................................................................. 2
1.3.Beneficio.................................................................................................................................. 2
CAPITULO
II- TEORIA BASICO
2.1.Cultivação
de canco................................................................................................................. 3
2.2.
Cultivação de Feijão Secote.................................................................................................... 5
2.3.
Cultivação Barria..................................................................................................................... 7
2.4.
Cultivação Feijão Mungo........................................................................................................ 9
2.5.
Actividade Adicional............................................................................................................. 10
2.6.Produtos
Virgen Coconut Oil................................................................................................. 11
2.7.
Soldagem................................................................................................................................ 12
CAPITULO
III- METODOLOGIA
3.1.
Plano actividade..................................................................................................................... 13
3.2.Breafing................................................................................................................................... 13
3.3.Material
e Equipamentos......................................................................................................... 14
3.3.1. Material....................................................................................................................... 14
3.3.2. Equipamentos.............................................................................................................. 14
3.4.Localização.............................................................................................................................. 14
3.5.Tempo
e colocação.................................................................................................................. 14
3.6.Realização
programa............................................................................................................... 15
3.6.1. Cultivação
de canco ................................................................................................... 15
3.6.2. Cultivação
de Feijão Secote........................................................................................ 16
3.6.3. Cultivação Barria........................................................................................................ 17
3.6.4. Cultivação Feijão Mungo........................................................................................... 19
3.6.5. Actividade
Adicional.................................................................................................. 21
3.6.6. Produtos
Virgen Coconut Oil..................................................................................... 21
3.6.7. Soldagem.................................................................................................................... 24
CAPITULO:
IV- PROBLEMA E SOLUÇÃO
4.1.
Problema................................................................................................................................. 25
4.2.
Solução................................................................................................................................... 25
CAPITULO
V- ENCERAMENTU
5.1.
Conclução............................................................................................................................... 26
5.2.
Sujestão.................................................................................................................................. 26
Bibliografia.................................................................................................................................... 28
Anexo Imagen............................................................................................................................... 29
Martix............................................................................................................................................ 33
CAPITULO I
INTRODUÇÃO
Em comformidade com o Diploma Minestrial no 27/ME/2013 de 18 de Desembro
e o Decreto-Lei No 8/2010 de 15 de Fevereiro, A Formação Em Contexto de
Trabalho (F C T) é uma componente dos novos planos curiculares do Ensino
Secundário Técnico Vocacional (ESTV) que consiste num conjunto do actividade
profissionais desenvovidás sob coordenação e acompanhamento da escola, que
visam a aquisição ou desenvovlvimento de compotenciás técnicás,relacionais e
organizaçionais relevantes para o perfil de desempenho á saida do curso
frequentado pelo aluno,realizadás em posto de trabalho em empresa em noutros
organizações, sob a forma de estágio na fáse al de curso.
O Formação
Em Contexto Do Trabalho (F.C.T),
também como o programa do produtivo que
não há sultou pela
programa normativo e
adoptive, com tempo
que menciona não
há aplicar a teória mas só realizar pratica durante três (3)
meses no campo de pratica. Realizar este actividade fora da escola que
dizer que os alunos
aproximamo-nos com as
sociedades mais ou menos três (3) meses do esforço
agricultura, onde os
alunos realizam para
mais profundo creatividade atraves
do programa que executado
no campo, principalmente no esforço
da agricultura.
As
actividade que realizam
na Programa (FCT) a dividir por dois
(2) actividades fisico e não físico. As
materiais que inclui nas
actividades fisico São:
Programa Agronomia, Trasformação,
Mecanização e Pecuaria.
A
executada a programa (F.C.T) durante
trȇs meses no
campo São :
1.
Programa Agronomia :
a. produção Horticultura :
Kangkung (Ipomea
Sp), Feijão-Chicote (Vigna
Sinensis), Barria (Mormodica
Charantia L.).
b. Produção Alimentar/Cereais :
Feijão Mungo (Vigna radiate L.).
2.
Programa
Transformação: Oleo Virgen de Coco
3.
Programa
Mecanização : Soldagem
1.2. META OBJECTIVO
São
objetivos gerais da F.C.T. conceder ao alunos do Ensino Secundario Tecnico
Vocasional a oportunidade de:
a)
Para aumentar a capacidade e experiencia da ciencia agrícola durante (3) anos estudados.
b)
Para treinar e educar
os alunos/as para resolver as problemas
dentro de area agricultura em
relação as materias de aprendizagem.
c)
para aumentar o capasidade do
aluno/a sair o homen profisional na tecnica Agricola.
d)
Para os alunos/as possam ter a responsabilidade social e disiplina dos
services mais elevadas.
e)
Para implementar da
materia produção agricola que já tinha
estudado na sala de aula durante 2 anos.
1.3. OS BENEFICIOS
a)
Recebe a
nova informação sobre a situação real/claro no campo da prática.
b)
Podem aumentar ás esperençiás dás alunos relaçeõs
com a comunidades de terreno.
c)
Pode aumentar criatividade e esperiência do
servico e como o seu proprio material da agricultor.
d) Aplicar
em Situações reais os conhecimentos teoricos adqueridos nas disciplinas do
respetivo curso.
e)
Desemvolver habitos de
trabalho, esperito emprendedor e sentidos de responsabilidade profisional.
CAPITULO II
TEORIA BASICO
2.1.Programa Horticultura
2.1.1.
Cultivação
Canco (Ipomea Sp)
a.
Descrição
Geral
As
hortaliças kankung (Ipomea sp) origem
da china é tradicionalmente cultivar em charcos de varios países em canais de
drenagem de esgoto pela presença de material organico. Canco/kankung (Ipomoea
sp.) podem ser cultivadas em planícies e planaltos. Canco/kankung
é uma folha hortaliças, pertencem à família Convolvulaceae. Canco/kankun deixa
fontes verdes longos, esbranquiçadas de vitamina provitamina A. De acordo com o
sete, canco pode ser dividido em dois tipos: 1) Canco terra, que vivem em um
lugar seco ou moor, e 2) canco de água, animada lugar que lacrimejantes e
molhado (Syarief husen, et al: 1993).
Incluindo tribal canco Convolvulaceae (kale
família-kangkungan). Plantas posição couve na sistemática de plantas
classificadas em:
Reino :
Plantae
Divisão :
Spermatophyta
Sub-divisão : Angiospermae
Classe :
Dicotyledonae
Família :
Convolvulaceae
Género :
Ipomoea
Espécie :
Ipomoea reptans
(Sugeng : 1981).
b.
Preparação do
Solo
Para obter uma
boa colheita, seleção de sementes deve ser feito tão bom de qualquer maneira.
Há um número de variedades melhoradas de sementes de canco são bem conhecidos
como seda e Bangkok. Semente de seda é a semente que é introduzido a partir de
couve Departamento de Agricultura Havaí na década de 1980 (Anonimo, 2011).
c.
Preparação dos
canteiros
Os canteiros são os locais onde se plantam as
hortaliças com as semeação direita. Podemos também nos canteiros utilizar uma
pequena parte como sementeiras para a
produção de mudas que depois serão cultivares (Pinto A. 2014).
d.
Preparação
de Sementes
Quando as sementes são plantadas, elas
precisam absorver agua do solo para germinar. Isto pode levar muito tempo. Se
este periodo de tempo for diminuido,deixando se as sementes de molho na agua antes de serem plantadas a germinação será
mais rapida (Araujo et al., 1984).
e.
Distancia
de Cultivo
A
teoria de Eburk e Langeland (2008) disse a distancia de cultivo de canco com
lanceolados, 5 a 15 cm de comprimento e 2 a 8 cm.
f.
Plantio
Antes
do processo de plantio, faça uma cova de plantio com a antecedencia usando broca tão profunda com 3 e 4 cm cada
buraco tem 2 a 3 graos (Haryanto et al 2007).
g.
Manutenção
1.
Regar
2.
A rega efeito na parte
da amanha e da tarde porque as plantas de couve precisa de uma grande
quantidade de agua em seu crescimento.Mas se fosse a estação da chuvas planta
rotina não precissa regar com muita frequênçia (Margiyanto, 2010).
3.
Capina as ervas
daninhas
Capina é feito se area de platnio,há uma série de
ervas daninhas ou ervas daninhas.Capina é feita geralmente a cada semanas (Araujo et al., 1984).
4.
Adubação
Adubação é uma actividade que dar o adubos
organicos/quimicos das plantas, ajudar o
seu crescimento/desenvolvimento rapidamente e aumentar a sua produtividade das
plantas (Haryanto
et al, 2007)
5.
Prevenção paragas e
doenças
A fim de pragas comabte doenças que atacam as
culturas de mostarda, com bessouros de folha, lagartas e doença podridão da
raiz pode ser feito mecanicamente.Tente evitar o uso de pesticidas. Se forçado
a, tente usar duas semanas antes da colheita (Anwar et al., 2005).
h.
Colheita
A
colheta baseia as caracteristicas das hostaliças das plantas e baseia
(Anonimous 2013).
2.1.2.
CULTIVAÇÃO
FEIJÃO LONGOS (Vigna sinensis L.)
a.
Descrição
Geral
Feijão longos são culturas hortícolas que
são consumidos pelo povo da Indonésia. Feijões longos são membros Fabaceae da
família são incluídos no grupo de vegetais e contêm nutrientes suficientes.
Feijão longas são uma boa fonte de proteína, a vitamina A, tiamina,
riboflavina, ferro, fósforo, potássio, vitamina C, ácido fólico, magnésio, e
manganésio (Haryanto et al., 2007).
De acordo com Haryanto et al (2007), feijão
longos são classificadas como segue:
Reino :
Plantae
Divisão :
Spermatophyta
Classe :
Angiospermae
Classe Sub :
Dicotylédone
Ordem :
Rosales
Família :
Fabaceae
Género : Vigna
Espécie :
Vigna sinensis L.
b.
Preparação
do solo
Limpa de ervas daninhas e arado para que o
solo fica solto. A pilha é formado com larguras de 100-140 cm, 30 cm e um
comprimento para ajustar o estado do terreno. A distância entre as camas de
30-50 cm (Anônimo 2012).
c.
Sistema
cultivares
A
escolha corretada cultivar para um determinado ambiente e sistema de produção é
de grande importancia para obtenção de uma boa produtividade. Contudo,isso por
si so não é suficiente para o sucesso de exploração. É necessario, tambem, que
a cultivar tenha caracteristicas de grãoe de vagem que atendam as exigencies de
comerciantes e consumidores (Freire Filho et al., 2000).
d.
Plantio
Plantio
de grão de bico e feito geralmente no final da estação chuvosa, com o objective
de que as plantas obter agua com facilidade, e não apodrecer causada pela alta
pluviosidade.Uma vez que solo esta pronto para o plantio, fazer o buraco de
plantio com uma broca com um espaçamento
de 30 x 60 cm,ou gusto. Prencheros buracos com 2-3 sementes. Areas preparados
convencionalmente onde comumente são utilizados arados e grades diferentes
tipos e dimensões. Em preparados sob cultivo minimo (reduzido) pela utilização
do arado (Haryanto
et al 2007).
e.
Manutenção
No
processo de crescimneto,quando as plantas atingem uma altura de 25 cm, de um
modo geral,a planta sera tercido treliça.
a.) Rega
Rega
é uma maneira simplificada de efetuar o balance de agua no solo em uma area
cultivada é contabilizar como agua que entre, a irrigação e/ou chuva e como
agua que sai da superficie do solo,a evapotaranspiração. A irrigação deve ser
proporcional á quantidade de agua evapotranspiração e deve ser realizada a todo
momento que em que a disponibilidade de agua no solo estiver reduzida a um
valor minimo que não prejudique o desempenho da cultura obedecendo a seguinte
relaçao (Marouelli et al.,1986; Andrade junior 1992).
b.) Limpar
ervas daninhas
O
preiodo critico de competição das plantas daninhas com o feijao longo, ou seja,
o periodo durante o qual as perdas economicas são maiores,ocorre
aproximadamente até aos 35 dias após a emergencia (Araujo et al., 1984).
c.) Adubação
Adubação
é uma actividade que dar os adubos para as plantas,o objectivo de adubação é
uma essencial para suportar os crescimento e desenvolvimento das plantas ( Haryanto et al 2007).
d.)
Pragas
e doenças vegetais em Long feijão
O principal obstáculo para o cultivo de feijão é um
distúrbio de pragas e doenças. pragas importantes foram relatados atacar grãos
longos, entre outros, ácaro vermelho Tetranychus bimaculatus (Acarina:
Tetranychidae), a mosca branca Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae), brocas
pod Riptortus linearis (Hemiptera: Alydidae), eo craccivora Aphis pulgão
(Hemiptera: Aphididae) , Os esforços são feitos para controlar muitas pragas é
fazendo rotação de culturas, realizar o controle biológico utilizando inimigos
naturais que Scymnus besouro SP. (Anwar et al., 2005).
Doenças que atacam as culturas de grãos tais como fungos
murcha (Fusarium sp.), Antracnose (Colletotricum lindemuthianum), galhas
radiculares (Meloidogyne sp.), Vassoura doença (bruxas caupi vassoura
Virus/Cowpea Malabarismo vírus), a murchidão bacteriana (Pseudomonas
solanacearum) e doença do mosaico causada pelo feijão potyvírus mosaico comum
(BCMV), feijão amarelo potyvírus mosaico (BYMV) e Cowpea transmitidas por
pulgão potyvírus mosaico (CABMV) (Anwar et al., 2005).
f.
Colheita
A
colheita é uma das etapas mais importantes no processo produtivo do feijao
longo. A qualidade final do produto,quer seja semente ou grão depende de uma
colheita bem na é poca correta. A
colheita deve ser realizada logo que a lavoura atinja o ponto de
maturidade adequado (Campos et
al.,2000).
2.1.3.
CULTIVAÇÃO
BARRIA (Mormodica chantia L.)
a.
Descrição
Geral
Barria
(Mormodica chantiaL.) é um género botânico
pertecente à familiaCucurbitáceae,muitos conhecdo como “melãozinho”.
O
Melãozonho é de origem asiática,trazido da África pelos escravos.É um cipó
herbáceoda familia Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados.seu
frutos cor de ouro com espinhos moles na superficie se abre espontaniamente em
3 partes,quando maduoro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande
beleza e e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos
maduoros é boa para curar hemorróidas.
As
folhasdesta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa . Foi
trazida da Áfricaao Brazil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para
facilitar o parto e pera baixa febres.
Classificação
científica de Barria (Mormodica charantia L.):
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurvitales
Família: Cucurvitaceae
Género: Mormodica
Espécie: Mormodica charantia L.
b.
Preparação
do Solo
Cultivo crescer
melão amargo é realmente muito fácil. Pare pode ser cultivado em diferentes
tipos de solo com uma altura de até 1.500 m acima do nível do mar. Para crescer
de forma ideal no solo com um pH de 5-6, muitos contendo húmus e solto. Pare
plantas não requerem uma grande quantidade de luz solar para que ele possa
crescer de forma um tanto sombrio / sombreada.
c. Sistema Cultivares
Pare culturas
cultivadas a partir de sementes. Aprovisionamento de sementes para uma área de
100 m², tanto quanto 70 gramas. Antes de plantar as sementes seleccionadas
através da inserção a semente para dentro da água. As sementes que flutuam deve
ser descartado, enquanto que as sementes podem ser plantadas afogado
d. Plantio
As sementes podem
ser plantadas diretamente dilahan ou germinar.
Terra a ser plantada pare enxada até quebradiço, em seguida, fazer uma cama com uma largura de 1,5 m, altura de 25 cm e um comprimento para caber terra. Solo misturado com esterco tanto quanto 100 aterrou 100 m². uma distância de 0,75 m x 0,75 m. cova de plantio ditugal com uma profundidade de 3-5 cm. A semente é colocada no orifício tanto quanto 2-3 sementes pare. Em seguida cobertos com terra. Mangueira 4-7 dias após o plantio das sementes de melão amargo pode crescer.
Terra a ser plantada pare enxada até quebradiço, em seguida, fazer uma cama com uma largura de 1,5 m, altura de 25 cm e um comprimento para caber terra. Solo misturado com esterco tanto quanto 100 aterrou 100 m². uma distância de 0,75 m x 0,75 m. cova de plantio ditugal com uma profundidade de 3-5 cm. A semente é colocada no orifício tanto quanto 2-3 sementes pare. Em seguida cobertos com terra. Mangueira 4-7 dias após o plantio das sementes de melão amargo pode crescer.
e.
Manutenção
1. Regar
A rega efeito na parte da amanha e da tarde
porque as plantas de barria precisa de uma grande quantidade de agua em seu
crescimento.Mas se fosse a estação da chuvas planta rotina não precissa regar com muita frequênçia (Margiyanto, 2010).
2. Adubação
Adubação é uma actividade que dar o
adubos organicos/quimicos das plantas, ajudar
o seu crescimento/desenvolvimento rapidamente e aumentar a sua
produtividade das plantas (Haryanto et al, 2007) 5.
3.
Prevenção paragas e doenças
A fim de pragas comabte doenças que atacam as culturas de mostarda, com
bessouros de folha, lagartas e doença podridão da raiz pode ser feito ta mecanicamente.Tente
evitar o uso de pesticidas. Se forçado a, tente usar duas semanas antes da
colheita (Anwar et al., 2005).
f.
Colheita
A colheita geralmente começa de dois a
quatro após o plantio. Os frutos podem ser colhidos imaturos ou maduros. Frutos
maduros se abrem e expõem a semente evolvidas em uma polpa vermelhaneste caso
apenas a presença de insetos polinizadores,principalmente abelhas
2.2.
ALIMEMTARES
2.2.1
CULTIVAÇÃO
FEIJÃO MUNGO (Vigna radiate L.)
a.
Descrição
geral
Feijão
mumgo (Vigna radiate L.) é importante leguminosa granífera cultivada na Ásia,
sendo a Índia o maor produtor mundial, com produção, em 1995/96, de 1.374.000
t, que representaram 47% do total produzido no mundo (Tickoo & Satyanarayana, 1998 ).
Com
a germinação de suas sementes são obtidos os brotos de feijão ( moyashi ), forma de comsumo muito apreciada na China, no Japão e
nos EUA, dentre outros países. No Brasil, a produção de mungo-verde é
incipiente, mas a tendência é crecente, por causa do aumento da demanda pelo
broto de feijão.
A planta é anual, de porte ereto ou
semi-ereto, com caule, ramos e folhas cobertos por pêlos, e com altura que
varia de 0,3 a 1,5 m. A floração tem início entre 25 e 42 dias após a
emergência, dependendo da cultivar, da região e da época de plantio (Sayão et al., 1991; Vieira &
Nishihara, 1992; Miranda et al., 1996).
A temperatura mínima média para o
desenvolvimento do mungo-verde provavelmente é de 20-22ºC e a ótima, de
28-30ºC, talvez um pouco acima se a umidade for adequada (Poehlman, 1978). O crescimento e o desenvolvimento dessa
leguminosa são afetados pelos comprimento do dia, temperatura e umidade.
Classificação científicoso feijão
mungo ( Vigna radiante L. ):
Reino: Plantae
Divisào: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Phaseoleae
Género: Vigna
Espécie: Vigna radiante L.
2.3.ACTIVIDADE ADIÇIONAL
2.3.1.
Programa Horticultura
2.3.1.1.Fazer Viveros
c.
Dercrição Geral
Viveros de mudas são areas
destinadas a desenvolver sementes até que estejam em condições de serem
plantadas em outros espaços. É uma actividadeque pode ser explorada de forma
amadora, em benefício próprio, ou de forma professional.
Do latim Vivarium, um viveiro, sinónimo de seminário, é uma instalação
agronómica onde se cultivam, germinam e de desemvolvem tudo o tipo de plantas e
de arvores ate a altura de serem.Transplantadas os viveiros contam com
diferentes classes de infraestruturas em função do seu tamanho e das suas
características.
Uma estufa (espaços fechados onde se
cultivam plantas a uma temperature mais alta do que no exterior), uma represa
(acumulação de água com um fim determinado), umbráculo (lugar destinado ao
cultivo e protegidos do sol, da chuva e do ar), um terreno cultivo a oar livre
e um laboratoriu são algumas de secções que pode ter um viveiro.
d.
A IMPORTÂNCIA DO VIVEIROS DE MUDAS
Todos nós temos que ter a
consçiéncia da importacia que tem esses “seres vivos em nossas vidas por
exemplo voçe ja ouvio falar que. Muito remedios podem ser feitos a partir das
árvores . Um em cada quadro medicamentos empregados pela industria farmacéutica
tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do
Cáncer do Estados Unidos como indicadas para o tratamento do cancer são
encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil species
vegetais que podem server para esse fim. Portanto vemos como é preciso proteger
nossas florestas para que um dia muitos dos males que afetam a humidade tenham
uma solução encontrada dentro desses biomas.
b.
TIPOS DE VIVEIROS
Existem trés tipos diferentes de
viveiros: os permanents, os temporários e os de espera.
Os permanents destinam-se a varios
ciclos de produção de mudas e exigem uma
estruturamaior e mais sofisticada , ao cotrário dos tempoários, que são criados
para atender a uma demanda espeçifica e, em seguida, desativados, contandocom
instalações mais simples e, em geral , próximas do local de plantio.
O chamado viveiro de espera é, na
verdade, uma area próxima ao local definitive de plantio, preparada para que as
mudas possam se aclimatar ás condições
da zona onde-serão em outros espaços.
2.4.PROGRAMA TRANSFOMAÇÃO
2.4.1.
Oleo
Virgen de Coco
a.
Descrição
Geral
O oleo Virgem do Coco é unica óleo
vegetal que contém alta concentração de ácido láurico.
O mesmo prezente no Leite, materno
que fortalice o sisitema imonológico.
O consumo regular desse ácido protégé o
organism contra virus, bacterias e fungos. Este oleo tambem é rica em Vitamina
E, um grande agente antioxidante, que colaborar na diminuição da produção de
radicais livres , combatendo o envelhecimento e prevenindo doencas cronicas.
Ele é fascilmente absorbido e transformado em energia no figado , não se
acumulando como gordura, (Wiki How Atom (2007).
O óleo do Coco oferece uma variedade de beneficios para a
saúde incluem para cuidados com a pele, cabelo, perda de peso, olivio do
estrsse, ele tambem proporciona alivio de problemas reais : diabetes, HIV,
cancer , calmantes, pressão de alta. Enquanto ajuda a melhorar a quantidade de
ossos e dentes. O óleo de Coco é uzado extencivamente em paises : India,
Srilangka, Tailandia, Filipinas e Indonesia. Que tem uma boa produção de óleo
de coco, ao mesmo tempo o óleo também é popular nos paises oscidentes, como os
Estados Unidos e Canada.
O Leite do
Coco
preciza fermentar para que o óleo se separe da água isso. Pode acontecer em
Eleminas quentes dexando-o simplesmente descancar numa vasilha coberto durante
24 a 48 horas. O óleo vai se separar naturalmente da água e dos residues.
Três camadas de Liquido vão se formar : O óleo de coco por
cima, a água no meio e um crème fino no fundo. Retirar o óleo com uma colher ou concha, filtra-lo três vezes em
pano de fralda dobrado ou filtro de papel para café, colocar num vidro e tampar
bem.
Quando olhando contra a luz o óleo
vai ter uma coloração branco. Essse é a cor natural do óleo virgem do Coco. A água que sobra da mistura original
pode ser fermentada para virar vinagre. A misturar cremoza pode ser fervida
numa panela para expedir mais oleo. O oleo virgem de coco pode ser guardando em
temperatura ambiente validad
2.5. PROGRAMA MECANIZAÇÃO
2.5.1
Soldagem
a.
Descrição Geral
A Soldagem (soldagem) é um dos metais de enxerto técnicas
por meio de derretimento parcial os metais do metal original e material de enchimento com ou sem pressão. Os tubos são fechados de canais, como meio de drenagem ou de transporte de fluido, meios de drenagem ou transporte de energia do fluxo. Os tubos são normalmente determinada pelo tamanho da nominal, enquanto que o tubo é um tipo de tubo que é determinada com base no diâmetro exterior. Nas circunstâncias diárias - o tubo AC usar tubos de cobre (Anonimo, 2008).
por meio de derretimento parcial os metais do metal original e material de enchimento com ou sem pressão. Os tubos são fechados de canais, como meio de drenagem ou de transporte de fluido, meios de drenagem ou transporte de energia do fluxo. Os tubos são normalmente determinada pelo tamanho da nominal, enquanto que o tubo é um tipo de tubo que é determinada com base no diâmetro exterior. Nas circunstâncias diárias - o tubo AC usar tubos de cobre (Anonimo, 2008).
Este trabalho é
chamado de "recozimento". A instalação do tubo de cobre pode ser
feita de duas maneiras, (1) nomeadamente de soldadura (soldadura forte), (2)
sem solda, mas o uso de acessórios de queima são referidos como uma porca de
alargamento, o parafuso e o uso especial para a marcação rápida (queima).
Ferramentas natureza não é um absoluto deve ter. Sua
função é tão assessor para facilitar a soldagem. Splicing ou de soldadura de tubos aluminio
não é tão fácil conexão de tubo de cobre, o qual deve usar uma soldadura
especial chamada soldadura MIG, ou pode também usar platina fio de soldar com uma mistura de bórax ou fluxo com uma
chama regular, onde o fogo não é permitido o contacto directo com o fluxo que
tem sido aplicado, mesmo aqui as habilidades de soldagem especificamente
necessários (Anonimos, 2000).
CAPITULO III
METODOLOGIA
3.1. Plano De Actividade
Antes
de ralizar o programa de Formção em Contexto de Trabalho (F.C.T), pela primeira
vez precisamos de fazer plano que feito para não encontramos as dificuldades
que enfrentaram durante no campo de trabalho.
O
Programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) tem dois partes com:
- Actividades
não fisico
As actividades não fisico são seguintes:
-
Breafing
-
Ceremonia abertura da
F.C.T
-
Observação da Area
- Actividades
fisico
As actividades fisico são seguintes:
-
Limpar as ervas
daninhas
-
Preparação solo/aração
do solo
-
Medir Area
-
Plantar
Manutenção
das plantas
-
Fazer a compostagem
-
Controlo pragas e
doença
3.2. Breafing
Durante 3 dias os
participantes,colocaram ao localidade do F.C.T, apartir do dia 30 de
Janeiro ate 01 de Fevereiro de 2018, a
comissão organizadora e os professores da material fizeram a revisão baseando
com as actividade que incluem:
-
No dia 30 de janeiro de
2018 fizeram a revisão da materia pecauria dirigido pelo Sr. Aniceto Lopes L.Agp
e a revisão da materia transformação que foi dirizido pelo Sr. Longinhos João
L. Agr.
-
No dia 31 de janeiro de
2018 fizeram Formasão sobre Seguro
Pestisidas dirizido pelo Avansa Agricultura represente Sr. cordenador
Evangelino Batista
-
No dia 01 de Fevereiro
de 2018 fizeram a revisão sobre a material de Produção Agricola que foi
dirizido pelo Sr Pedro Moteiro L. Agr e a revisão da materia Mecanização
Agricola que foi dirizido pelo Sr.Matias Simão Barreto e declara o forma de
relatorio que dirizido pelo Sr.Julião Borges L. Agr.
3.3.A MATERIAL E EQUIPAMENTOS
3.1.1.
As
Materiais
As
materiais que utilizamos na atividade de F.C.T São Os Seguintes:
a. Horticultura/Alimentares
-
Canco (Ipomea sp)
-
Feijão Chicote (Vigna sinencis L)
-
Barria (Mormodica chantia L.)
-
Fejão Mungo (Phaseolus radiatos)
3.1.2.
Equipamentos
Os
Equipamentos que utilizamos na programa formação em contexto do trabalho
(F.C.T) incluem:
-
Enxada
-
Metro
-
Regador
-
Fio
-
Alvanca
-
Faca
-
Pá
-
Canivete
-
Handsprayer
3.4. LOCALIZAÇÃO
Baseia
com o resultado desse observação todos os professores fizeram o encontro com a
comissão organizadora do programa F.C.T periodo XIV ano lectivo 2018. Nessa
actividade pratica relevante com F.C.T que realizando na Aldeia Corluli, Suco
Ritabou, Posto Administrativo Maliana Municipio Bobonaro.
3.5. O Tempo de Colocação
O
programa de formação em contexto de trabalho (F.C.T) foi realizando durante (3)
meses, no inicio de 30 de Janeiro de 2018 até 30 de Abril de 2018.
3.6. Realização do Programa
de Actividade
3.6.1.
Programa
Horticultura
a.
O
Cultivo De Canco/Kankung (Ipomea Sp)
1.
Preparação da area
A preparação da area é inicia-se antes de
cultivar as plantas limpar as ervas daninhas
para não tem competição com as plantas
2.
Preparação de sementes
A sementes foi
preparado diretamente pelo estudante
F.C.T mas é dirigido pelo
comissão organizadora.
3.
Sistema de cultivo
O sistema que utiliza
para cultivar na prática com o grupo IV uzado o
sistema de monocultura.
4.
Distánçia de cultivo
Distancia que usar
para cultivar o canco com 15 x 15 cm
baseia na condição do solo.
5.
Plantio
Depois de os canteiros
ja preparado com a sua distancia podemos cultivar diretamente no buraco com
profunidade 3 a 4 cm cada buraco tem 2 grãos.
6.
Manutenção
a. Regar
As hortaliças de canco
para crecer com saudaveis precisamos de fornecer a agua dias vezes por dia para
não acontecer a dificiençia das plantas refere. Portanto tem 2 maneiras de
fornecer a agua, regar diretamente com o regador/utilizar a irrigação com a
inundação.
b. Capinhar
as ervas daninhas:
O processo de limpar as
ervas daninhas e mais importante para as plantas não pode fazer a competição de
absorver os nutrients do solo.
c. Adubação
A adubação é uma atividade que dar o adubos
organico/quimicos das plantas, para ajudar o seu crecimento/desenvolvimento
rapidamente e aumentar a sua produtividade da plantas.
d. Controla
as pragas e doenças
O controlo de pragas e
doenças e uma atividade essencial para
proteger as plantas vivem livre com as pragas doenças. Por isso tem duas
maneiras utilizada para tratar: Fisico e quimico.
Fisico: utilizada
diretamente com as mãos para matar as pragas. Quimico: utilizado com as
pesticidas baseando com as pragas e doenças que ataque as plantas.
e. Colheita
As caracteristicas das
hortaliças estão pronto para serem colhidos são do tamannho e tem um maximo de
vazens e a melhor de colheta na epoca de manha e tarde (pinto A.2014). A
colheta é o ultimo fase que realiza baseando o tempo que ja tinha cultivadas, na realidade
colhemos a hortaliça de canco com a duração de 21 dias.
7.
Cultivo
De Feijão Chicote (Vigna Sinencis L)
A feijão chicote (vigna sinensis L) é uma planta que
entra em familia de legume.A feijao longos tem adaptabilidade ao clima favorael
para que ele possa ser plantadas ao longo temporada.
a. Preparação
da area
Antes
de plantar Feijão chicote (vigna sinensis) primeria vez fazer a preparação bem
do solo, que na realiadade o solo preparado pelos alunos F.C.T. com asua medidas 9,70 x 12 m. dentro dessa area existem 7 canteiros
com asua comprimento 12 m, e a largura 1.20 m,
a altura dos canteiros tem 30 cm, e a distancia entre canteiros 30 cm.
b. Preparação
de sementes
As
sementes foi preparado pelo estudante finalista
F.C.T. mas é dirigido pelo orientado e comisão organizadora
c. Sistema
de cultivo
O
sistema de cultivo de feijão chicote é um cultivar para um determinado ambiente
e sistema de produção é de grande importancia para a obtenção de uma boa
produtividade.
d. Distancia
do cultivo:
A
distancia do cultivo de feijão longos platacao nas camas de (30 x 60 cm,e escolha boas sementes para cultivar.
e. Manutenção
1. Regar:
As hortaliças de Feijão
chiote ( Vigna Sinenses ) para crescer a
saudaveis presizamos de fornecer a água duas vezes por para proteger humidade do solo e facilmente
as plantas refere poderem absorver os nutrientes do solo.
2. Limpar
as ervas daninhas:
Os objectivos de limpar
as ervas daninhas para as plantas não pode fazer as competição dos nutrientes do solo.
3. Adubação
A adubasao e uma
atividade que dar os adubos para as
plantas, o Objetivo de adubação e uma essencial para suporta r os
cresimentos e desenvolvimento das
plantas.
4. Controlo
pragas e Doenças :
E processo de
esmagamento de pragas que atacam as culturas tanto de insectos /vermes , fungos
bacterias sou outras pragas tais como
ratos e pragas que pode ser realizados por pulverrizacao de pesticidas e as
outras maneiras .
O objetivo do controlo pragas e doenças e uma
actividade mais importante para prevenir
as pragas e doensas nao destroir as plantas
refere. Desse objetivo tem duas maneiras :matar direitamente com o fisico e tambem utilizada com a
pestesidas.
f. Colheta:
A
colheta e o ultimo faze que realize baseando o tempo das plantas que tinha cultivada.
8.
Cultivo de Barria (Momordica Charantia L.)
Cultivo crescer melão amargo é realmente muito fácil.
Pare pode ser cultivado em diferentes tipos de solo com uma altura de até 1.500
m acima do nível do mar. Para crescer de forma ideal no solo com um pH de 5-6,
muitos contendo húmus e solto.
Processo
cultivo de Barria :
1. Preparação
da Area
Antes
de plantar Barria (Mormodica chrantia L.) primeria vez fazer a preparação bem
do solo, que na realiadade o solo preparado pelos alunos F.C.T. com asua medidas 10 x 10 m. dentro dessa area existem 3 canteiros
com asua comprimento 10 m, e a largura 2,60 m,
a altura dos canteiros tem 30 cm, e a distancia entre canteiros 50 cm.
2. Preparação
de sementes
As
sementes foi preparado pelo estudante finalista
F.C.T. mas é dirigido pelo orientado e comisão organizadora
3. Sistema
Cultivo
Cultivo
crescer melão amargo é realmente muito fácil. Pare pode ser cultivado em
diferentes tipos de solo com uma altura de até 1.500 m acima do nível do mar
4. Distançia de cultivo
Antes
dar adubação tenque ser medir a distançia para cultivar a Barria. A distançia
de Barria que medir 260
com objectivo de utilizar a distaçia para
facil as actividades de manutenção.
5. Couvar
o buraco.
Depois
de medir a distançias da planta, podemos covar o buraco no canteiro que já tinha medido por isso presisamos de enxer
a adubação organico dentro do buraco que já tinha cavada com objective pelo
adubação para cresimento as dezemvolvimento rapidamente das plantas.
6. Plantio
Plantio
é uma actividade final,em geralmente os canteiros já tinha preparado podem
cultivar sements de barria.
7. Manutenção.
Depois
de plantio podem ser fazer a manutenção para no fim dar boa produção e
qualidade. As actividades de manutenção são seguentes; Irigação/ desbaste,
replantação/rega, sacar/mondar, quebradiços/musla, pestesida/adubos quimico.
8. Colheta.
A
colheta é o ultimo ou final de actividade que realiza baseando o tempo colheta
de rezultado das plantas que já cultivadas,
3.6.2.
Programa
Alimentar
a.
Cultivação
Feijão mungo ( Vigna Radiante L. )
Processo
cultivo de feijão Mungo ( Vignan Radiante
L. )
1.
Identificar a area
Antes
de realização de activadades da pratica, em principio nesessita de
conhecer/identificar a area para que podemos fazer a execução de actividade na
pratica da material produção alimentar.
2.
Limpeza da area
Actividades
limpeza da area com objectivo para limpar as ervas que esta dentro da area,
para fascilitar o prcesso de remoção do Solo e ate plantio.
3.
Aração do Solo
Aração
do Solo para fasil dar os canteiros e tambem fasil as Raizes das plantas para
absorvrer Agua e os Alimentos nutrientes no Solo.
4.
Construção da Area
Antes
de plantio as plantas na area que ja tinha prearado, as areas com a largura 20
m e 20 m e altura do bloco 30 cm e 1 m
do bloco dentro da area.
5.
Medir distancia de
plantio
Depois
de construção da Area medir a distancia para cultivar o feijão mugo ( Vigna Radiante L. ). A distancia dentro de linha 30 cm,e entre
linha 40 cm, com o objective utilizar a distancia para fascilitar de a
manutenção e tambem para saber o total de população das plantas que já
cultivamos na area.
6.
Plantio
Antes
de medir a distancia de plantio, podem ser cultivar sementes de
feijão mungo da area que já tinha preparado.
7.
Manutenção
A
manutenção é uma realizamos nas pantas que refere para mantem as plantas que
foi atacado pelas pragas/doenca. Com objectivo pelas actividade de manutenção
para no fim podem dar produção e boas qualidades.As actividades de manutenção
são seguintes; A irigação/desbaste,
replantação, pestisida e dar adubação An-organic.
8.
Colheta
A
colheta é o ultimo ou final de actividade que realiza baseando o tempo colheta
de rejultado das plantas que já cultvadas.
3.6.2. ACTIVIDADE
ADICONAL
3.6.2.1.Programa Horticultura
a.
Fazer
Viveros
Viveros de mudas são areas
destinadas a desenvolver sementes até que estejam em condições de serem
plantadas em outros espaços. É uma actividadeque pode ser explorada de forma
amadora, em benefício próprio, ou de forma professional
Proçesso
fazer Viveiros em Ingles (Nursery):
1.
Identificar a area
Antes de
realização de activadades da pratica, em principio nesessita de
conhecer/identificar a area para que podemos fazer a execução de actividade na
pratica da materia fazer viveiros;
2.
Prepração Material e
Equipamentos
As Materiteriais foi
preparado diretamente pela Estudante estagiados FCT mas dirigido pelo comissão
organizadora e Equipamentos foi preparado direitamente pelo Organização Não
Governamentais (UZAID);
3. Medir
a distancia
Antes
de fazer viveiros primeria vez medir a distancia na realiadade medir a
distancia dirizido pelo Estudante estagiados F.C.T. com asua medidas 5 m x 10 m. com asua comprimento 10 m, e a
largura 5m , a altura dos viveiros tem 3
m;
3.6.3.
Programa
Transformação
a.
Proçessamento Oleo Virgen de Coco
O oleo Virgem do Coco é unica óleo vegetal que
contém alta concentração de ácido láurico.
O mesmo prezente no Leite, materno
que fortalice o sisitema imonológico.
Etapa
processamento óleo virgem do coco:
1. Resseção
dos produtos
E
uma actividade que usa para receita os produtos de outras pessoas ou comprar os
produtos para fazer o prossesamento.
2.
Selecção de produto
Objectivo
de selecsão para saber os prodotos que qualidade ou não , e podem ver o produtos que já
contamina podem destruir, uzam os produtos que qualidade para obter o rezultado que qualidades.
3.
Tirar cascas do coco
Cascas
de coco tem 3 partes são seguintes:
a. Cascas
parte externa
b. Cascas
parte interna
c. E
cascas parte epiderme
Tirar
3 partes cascas de coco para fazer
prosessamento de óleo virgen de coco, casca parte epiderme tenque ser destruir
para não pode aconteser a cores de Oleo de coco virgin.
4. Lavagem
Depois de tirar cascas
tenque ser lavagem para obter o rejultado cualidades e hygiene.
5. Corte
o Coco em pequena pedaços
O objectivo de corte
para facil de fazer trituração .
6. Trituração/Blender
Depois de corter, encer
o coco que já corte de maquina
trituração, aumentar a agua para
o coco façil detritura.
7. Mistura
O coco que já
trituração pode mistura com agua, mas tenque ser medir, coco em água, coco 2
kg, água 1 Ltr.
8. Refinhação
Filtro o leite de coco
coloque um filtro de café ou pano sobre uma jarra de de uma boca larga.
9. Fermentação
Fermentação ate 24-48
horas, fermentação ate 24 horas podem ceparação água de oleo de coco com
mangueira, pois continuar fermentação ate 48 horas.
10. Ençimento
Pois de fermentação podemos ceparação óleo de coco
virgen com caneca, ençer para aqua ou butil.
Esquematização
de óleo virgem do coco
Resseçao
|
Selecçao
|
Parte
Externa, Interna e Epiderme
|
Em pequena pedasus
|
Descasque
|
Corte
|
Trituração
|
Mistura
|
Ate três dias
|
Filtro
|
Fermentação
|
Encimento
|
Com água
|
Oleo Virgen de Coco
3.6.4.
PRAGRAMA
MECANIZAÇÃ
a.
Soldagem
Soldagem
de Portão são como o processo que pode juntar de uma metal com outras metal com
caracteristica permanente.A maquina que transforma (Trafo las) que transforma
energia electrica pelo electricidade e tambem pelo gerador ou motor diesel.
Classificação
solda tem 2 partes:
Ø
Solda electricidade com
electrode carbom
Ø
Solda electricidade com
electrode lomgan
Os
equipamentos que usar na soldagem de Portão:
Ø E.P.I
Ø Trafo
las
Ø Martelo
de bolas
Ø Gerinda
potong
Ø Alicate
de grifos universal
Ø Nivel
water pass
Ø Martelo
de fena
Ø Alicate
Ø Electrode
Cabo
soldagem tem 3 partes:
Ø Cabo
electrode
Ø Cabo
massa
Ø Cabo
corrente
Cabo
electrode é como usar um cabo
diretamente pelo maquina de solda electrode .Cabo massa com uma cabo tem uma
ligação direta com maquina solda para metal que preciso solda (trafo las)
Cabo
corrente como uma cabo que tem ligação a corrente electricidade com maquina
solda ( trafo las). Stan las função para agrapar a electrode que usam na
soldagem.
CAPITULO IV
PROBLEMÁS E SOLUÇÃO
4.1.Problema
Os problemas que
nos encontramos na programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) são
seguintes: Clima,Tempo, Pragas e
Doenças, Irrigação
4.2.Solução
A solução que nós
resolvemos na programa de Formação em Contexto de Trabalho (F.C.T) são
seguintes:
1. A
clima na area de corluli situação do solo chuva a apartir no mes de fevreiro ate
abril a chuva é mais melhor
2. Pragas
e Doenças: Manual que nos ujamos fisicos para pragas que atacam as plantas. Quimica
ujamos pesticidas (desses) que regar para as pragas que atacam e afetam nas
plantas.
§ Pragas
é todos animais ou organismos que
perturbar e prezudicar para as plantasmorrer e não esta organismo animal ou
então seria,e resolvemos com fazer luto porque livre com animal
§ Doenças
é resolvemos com usar de quimico para transmitir/destruir as doenças que atacam
e afetam as plantas que cultivam
3. Irrigação
Durante
de fazer atividade no terreno na aldeia de corluli chuva e mais melhor e
estragas as plantas que cultivo dar a luz de errosão e resolvemos com fazer a
drenagem na area de cultivo.
CAPITULO V
ENCERAMENTO
5.1.
Conclução
Baseia
na pesquisa em cima o resumo das actividades de programa de Formação em
Contexto de Trabalho (F.C.T) no terreno.
1. Actividade/programa
de Formação em Contexto de Trabalho é
com actvidade extra curricular e obrigatoriamente para a criteria para
os estudantes finalista 30 ano
pode para competaram o exame Prova
Aptidão e Profissional (PAP) e Nasional.
2. Programa
de Fomação em Contexto de Trabalho (F.C.T) com o programa para esetudantes pode
partisipam pratica na sociedade/comunidade objective para pratica em juntos
aprende ciençias e experiencia para pensar no seu futuro.
3. As
actividades que realiza na Formação em contexto de Trabalho (F.C.T) no terreno:
Horticultura,Alimentares, Pequaria,Transfomação,e Mecanização.
4. Programa
Formação em context de Trabalho F.C.T tinha feitos pela estudante finalista da
Escola Técnica agrícola de Moleana, encontraram-se com resultados maximo ou
optimalmente com qualidade do bom e melhor nesse qualidade na pratica no
terreno.
5. As
actividades do programa de Formação em Contexto de Trabalho no terreno pelas
estudantes finalistas não se encontra obstaculo e porque a facilidade no
terreno com suficiente para aplicar no campo de trabalho.
6. Formação
em Contexto de Trabalho ( FCT ) que realizou pelos alunos /ás no grupo IV para
fazer actividades especificos estudando sobre modular más a produção diminui,
porque o impacto de Clima tambem outrás problemás.
5.2.
Sugestão
Nos identificamos ás sugestões báseia com a
conhecimento,e esperencia que encontramos na prática a executação de
actividades FCT são seguinte.
1. Baseado
na experiencia que representam pelos estudantes Finalistas no periodo XIV
informa para o comição com Programa de formação em Contexto do Trabalho na
proxima comição que vão prepara as facilidades para facilitas a programa
referido.
2. A
escolar devem pensar em melhor para colocar continuidade um grupo no lugar de
corluli por motivo o suco Ritabou tinha preparado as facilidades para essa
actividade F.C.T.
3. O
suco e grupo, devem ter informções para lider comunitar e para o efectivo para
aumentar a produção e facilidades do grupo para facilitar actividades com
sucesso.
4. O
orientador do grupo presizar mais ativos no campo, para fazer melhorar
ás
Orientações con relação em estudantes sobre sistema escrita
relatoriu.
5. A
comição FCT preparem os equipamentos ou
facilidades que necessitam na
prática
no terreno com Ministerio relevante.
BIBLIOGRÁFIA
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categoria-Go Blokme.htm.
Margiyanto E., 2010. Luz Tani http: // Cultivo Sawi «Luz
Tani.htm. (Acessado em 29 de abril de 2014)
Rianto de 2009. Como crescer Sawi. http:
//tips-cara-menanam-sawi.htm. (Acessado em 29 de abril de 2014)
Yudharta, 2010. Planta Sawi http: // Plantas Sawi
«Comunidade Aji ChrW 95% .htm. (Acessado em 29 de abril de 2014
Mayakoe. 2010.
"Espinafre da água Ipomoea reptans
". http://mayakoe.wordpress.com/2010/11/03/page/2/19 de outubro, 2013.
Bandeira Rashid 2012. Beans longas (Vigna Sinensis. L) é uma planta
vegetais sazonais. Terrain 5-8 Cultivo de Março de 1994. J. Livros Longo feijão
Plant. Hal: 423-447. Características
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